Universo da Alegria

O Grupo Universo da Alegria é um projeto social voluntário formado por colaboradores da Pax Rio Verde e Pax Santa Helena que se uniram para através do trabalho de humanização de ambientes institucionalizados levar carinho, alegria e bom humor à hospitais, centros médicos, asilos, orfanatos, creches e outras instituições de saúde em Rio Verde, Santa Helena e região.

O Grupo foi uma iniciativa dos próprios colaboradores que após apresentar o projeto à direção do Grupo Universo, receberam total apoio para tornar o sonho, uma realidade. O projeto foi inspirado nos “Doutores Da Alegria”, fundado no Brasil por Wellington Nogueira em 1991. O objetivo é proporcionar descontração a estes ambientes, utilizando a imagem do palhaço e o bom humor como forma de superação dos desconfortos sofridos em função de enfermidades ou períodos de internação. Acredita-se que esse tipo de ação amenize o estresse, a ansiedade e o medo durante a internação, auxiliando também no bom resultado tratamento médico e recuperação do paciente.

O primeiro passo foi a capacitação dos primeiros voluntários, que aconteceu no início de 2010, que ficou por conta do palhaço “Zilão” da ONG Pro Humanos de Uberlândia – MG. O curso proporcionou momentos de muita animação, emoção e aprendizado. Os colaboradores voluntários encararam o desafio de “serem palhaços”, lançando mão do bom humor como meio de levar alegria às pessoas. A preparação contou com uma introdução teórica, exercícios práticos para construção do palhaço e no final, todos os participantes, já caracterizados como palhaços, foram a campo em sua primeira visita, onde puderam vivenciar, pela primeira vez, a prática de fazer as pessoas sorrirem, distribuindo carinho, bom humor e muita alegria.

Assim nascia o Grupo Universo da Alegria. O projeto teve uma excelente receptividade e diversas instituições abriram suas portas para receberem os palhaços. Foram surgindo diversos convites e várias mídias entraram em contato para reportagens e publicações sobre o grupo.

Após um ano de existência surgiu então a necessidade de ampliar a capacidade de visitação, devido aos muitos convites e solicitações, que associados a vontade de outros colaboradores de fazerem parte do grupo, resultou em uma segunda capacitação em março de 2011. Após a segunda capacitação, também ministrada pelo palhaço “Zilão” da ONG Pro Humanos, o Grupo Universo da Alegria, passou a contar com mais palhaços que se revezavam para continuar levando alegria às diversas instituições.

Desde então o grupo se dividiu em três equipes para atender um maior número de instituições. Dessa forma, o projeto agora conta com as equipe G, U e A, que juntas formam o Grupo Universo da Alegria – GUA. Nas visitações é estabelecido parcerias entre os colaboradores-artistas, enfermeiros e médicos, para que todos possam cooperar positivamente para a recuperação dos indivíduos enfermos; proporcionando momentos de descontração aos pacientes, familiares e funcionários que convivem dentro de um ambiente onde muitas vezes impera a tensão e a ansiedade.

As visitas são realizadas mensalmente em horário de expediente, onde os integrantes caracterizados de palhaços, cantam, tocam se divertem e adquirem novas experiências ouvindo histórias de vida, além de levar aos que precisam algo muito preciso: O SORRISO.

Notícias do Universo da Alegria
Noticias

Universo da Alegria em: Dia das Crianças

  • 16 de outubro de 2018
  • Pax Rio Verde
Rio Verde

Universo da Alegria em: Dia do Idoso

  • 4 de outubro de 2018
  • Pax Rio Verde
Rio Verde

Abraço é aconchego - Universo da Alegria

  • 25 de maio de 2018
  • Pax Rio Verde
Tem gente que diz que o melhor lugar do mundo...
Rio Verde

Universo da Alegria - Em serviço da saúde

  • 15 de maio de 2018
  • Pax Rio Verde
No dia 04 de maio foi realizado uma visita no...
Endomarketing

Natal Solidário Pax Rio Verde

  • 6 de janeiro de 2018
  • Pax Rio Verde