Funerária

Após a notícia da morte, muitas vezes a família encontra-se frágil e vulnerável frente à organização do funeral. Por isso, a Equipe do Departamento Funerário da Pax Rio Verde oferece total apoio para auxiliar a família nesse momento. Toda a equipe se envolve no atendimento (agentes, assistentes, recepcionista, cerimonial) oferecendo todo o apoio necessário na ocasião da morte de alguém. Temos um papel fundamental na condução ética e humana dessa cerimônia para que os familiares possam viver a dor da perda, sem agregar a ela mais sofrimento e para que o processo de luto seja elaborado de forma mais tranquila.

Desta forma, a Pax Rio Verde oferece os seguintes serviços:

 

·         Remoção e traslado;

·         Translado em todo Mercosul;

·         Reparação Facial*;

·         Tanatopraxia e Embalsamamento*;

·         Ornamentação do corpo com flores naturais e artificiais;

·         Cerimonial da Última Homenagem;

·         Sistema de Som e Datashow nas capelas para homenagear o ente querido;

·        Assistência durante todo o atendimento*;

·        Serviços de Cartório (Certidão de Óbito);

·        Guia de Sepultamento;

·         Cortejo Funerário*;

·         Visitas às Famílias Enlutadas – Psicologia do Luto*.

 

*Tanatopraxia e Embalsamamento – técnica utilizada para conservação do corpo. É realizada para que a família possa velar por um tempo maior e é obrigatório para viagens nacionais e internacionais.

*Reparação Facial – É um serviço realizado a fim de amenizar a dor da perda para que a família possa velar sem a necessidade de lacrar a urna, ocorre em caso de acidentes trágicos onde a pessoa se deforma.

*Cortejo Funerário – É o acompanhamento feito com a família por parte dos agentes do local de velório até o local de sepultamento.

*Cerimonial da Última Homenagem – Serviço exclusivo e inovador que assim como todos os outros serviços prestados pela empresa tem o intuito de humanizar essa hora da perda. O cerimonial é realizado Gratuitamente em todos os atendimentos feitos nas capelas da Pax Rio Verde.

*Assistência – Serviço de apoio para à família. É realizado por colaboradoras sempre dispostas servindo café, chá, quitandas e água durante todo o atendimento.

*Visitas às Famílias Enlutadas – Psicologia do Luto – Serviço realizado pelo Departamento de Psicologia que visa apoiar as famílias nessa hora de perda para que haja elaboração saudável do luto.

O Que Fazer Em Caso de Morte?

Em caso de morte, o responsável deverá procurar uma funerária de sua confiança, com os documentos pessoais do falecido (RG, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento, etc.). É importante verificar se o falecido possui um Plano de Assistência Funeral.

Morte Natural

Na residência:

Se o falecido tem assistência médica, a família deverá procurar o médico para assinar a declaração de óbito;

Se o falecido não tem assistência médica, procure uma funerária de sua confiança para a remoção do corpo para o SVO (Serviço de Verificação de Óbito).

No hospital:

 A família deverá procurar o Serviço Social do hospital para receber a declaração de óbito;

Se os médicos não chegarem a uma conclusão exata da causa da morte,  procure uma funerária de sua confiança para a remoção do corpo para o SVO;

Sempre que o falecido tiver que ser encaminhado para o SVO, terá que ser acompanhado de um familiar com o grau de parentesco o mais próximo possível levando também a certidão de nascimento ou certidão de casamento ou a identidade do falecido e também a identidade do acompanhante;

O SVO só fará o exame no cadáver no mínimo após seis horas do falecimento.

Morte Violenta

É considerada morte violenta qualquer tipo de acidente de trânsito, homicídio, suicídio, queda, afogamento, incêndio, explosões, atropelamento por trem, etc. Nestes casos só quem pode assinar a declaração de óbito são os médicos do IML (Instituto Médico Legal) ou ITEP (Instituto Técnico Científico de Polícia);

Se a vítima for encaminhada para qualquer hospital e chegar a falecer, o médico do hospital não poderá assinar a declaração de óbito e fará um encaminhamento para o IML  ou ITEP. A família terá que procurar a delegacia de polícia mais próxima do acidente e pedir ao delegado ou escrivão de polícia a Solicitação do Laudo de Exame Cadavérico;

De posse deste documento fornecido na delegacia, um familiar com grau de parentesco o mais próximo possível terá que ter em mãos a Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento, a identidade do falecido, sua identidade e o encaminhamento do hospital. Esse documentos deverão ser entregue ao IML ou ITEP, onde a família deverá solicitar a remoção do cadáver para realização a autópsia;

Se a vítima falecer no local do acidente ou no hospital, só o IML ou ITEP poderão fazer o translado do local do falecimento para as dependências deste órgão;

O IML ou ITEP funciona todos os dias em qualquer horário.

Documentos para o Registro de Óbito (original e cópia)

Declaração de Óbito;

Certidão de Nascimento (se solteiro);

Certidão de Casamento (se casado);

Certidão de Casamento e Certidão de Óbito do Cônjuge (se viúvo);

Certidão de Casamento com averbação (se divorciado ou separado judicialmente);

Carteira de Identidade;

CPF;

Título de eleitor ou comprovante de votação ou certidão do TRE;

Número do benefício e número da Espécie (se aposentado ou pensionista do INSS).

OBS: Existe a possibilidade de alguns cartórios exigirem a apresentação de outros documentos como Carteira Profissional, PIS/PASEP, e etc.

Texto retirado do site da ANANEC.

Psicologia do Luto

           A Pax Rio Verde, além de oferecer toda Qualidade, Respeito e Carinho em seus Serviços Póstumos, oferece também um benefício exclusivo e inovador aos clientes e associados que é a Visita às Famílias Enlutadas – Psicologia do Luto. O projeto iniciou-se em janeiro de 2011 e tem ajudado muitas famílias.

          Neste serviço, alguns dias após o atendimento funerário, um dos psicólogos da empresa vai até a casa da família enlutada para conversar, oferecendo apoio, com base na psicologia do luto. O objetivo não é uma proposta psicoterapêutica clínica, mas um momento para ouvir e apoiar, observando como a família está vivenciando o luto e como ela está lidando com a perda, cabendo ao psicólogo nestas visitas dar alguma orientação, se necessária.

         De uma forma geral o Projeto visa proporcionar apoio para uma elaboração saudável do luto, buscando com que cada família:

          Seja capaz de expressar as emoções de forma clara – (expressar seus sentimentos, falar do que a perda está gerando em sua vida. Muitas vezes uma pessoa não consegue conversar com a família, pois compartilham a mesma dor).

           Auxiliar para que a família consiga organizar os pensamentos – Ajudar a família a perceber que todas as emoções são “normais”, que a sua intensidade diminui gradualmente, e que as mudanças ocorrem.

           Seja capaz de vivenciar lembranças sem que cause tanto desconforto- Não ter medo de chorar diante de outras pessoas se estiver vontade, realizar atividades que antes realizava e rever fotos e pertences faz parte do processo do luto.

          Busque adiar mudanças ou decisões importantes – Com a perda a família se depara com várias situações que devem ser resolvidas (bens, documentos, mudanças) em meio a dor é muito difícil para a família lidar com estas decisões, a família deve buscar auxilio de outros parentes caso não seja possível adiar as decisões.

          Busque o cuidado com a saúde – As nossas emoções estão diretamente ligadas ao nosso corpo e saúde física, é sempre importante que a família perceba que a dor da perda que gera sentimentos de angustia e dor quando não são expressas o corpo somatiza voltando para doenças físicas (dores de cabeça, dor no corpo..) é o que chamamos de doenças psicossomáticas.

          Buscar ajuda – Existem famílias ou membros que sofrem uma elaboração mais complicada do luto, mesmo com o passar do tempo aquela dor permanece presente como no primeiro momento e a pessoa não consegue perceber motivos para o seguimento da vida,não percebe as outras pessoas ao seu lado o foco permanece na perda no ente que faleceu.

            Temos também para benefício dessas famílias, vários profissionais da psicologia que são parceiros da Pax Rio Verde e que oferecem descontos expressivos no atendimento.